O Cartório do 10º
1. Quando o cartório foi inaugurado?
O Cartório do 10° Ofício de Justiça de Justiça de Nova Iguaçu/RJ, foi inaugurado em 20/01/1954. É o cartório de Notas mais tradicional da cidade, contando um grandioso acervo de livros de escritura de compra e venda, doações, testamentos, dentre outros.
A cidade de Nova Iguaçu é a cidade mãe da região, da qual saíram várias outras cidades, como Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Japeri, Belford Roxo, dentre outras, sendo o Cartório do 10° Oficio de Justiça de Nova Iguaçu o guardião de boa parte desta história.
2. Sempre esteve presente em uma única instalação?
Num primeiro momento, a serventia foi instalada dentro do fórum, numa sala anexa. Anos depois, a serventia foi instalada no endereço sito à Rua Getúlio Vargas, também conhecida como Rua dos cartórios.
O novo endereço, sito à Rua Getúlio Vargas, nº 121, Loja A, centro, Nova Iguaçu - RJ, conta com amplo espaço de atendimento, sala de espera, sala de leitura de escritura, CPD, acesso a portadores de deficiência, dentre outros.
3. Qual o nome do titular do cartório? Quanto tempo está à frente do cartório?
O titular do cartório é o Tabelião José Luis Ferreira dos Santos, tendo assumido a serventia em 01/08/2024, através de concurso público de provas e títulos. O Tabelião é Mestre em Direito Constitucional e Democracia na FDSM; é Mestrando em Teologia aplicada na FTSA; é Pós Graduado em Direito Notarial e Registral pela Signorelli; Pós Graduado em Direito Público e Privado pela Escola de Magistrados do RJ (EMERJ); Bacharel em Direito pela UNESA; Tabelião e Oficial Substituto por 14 anos no Estado do RJ; Tabelião e Oficial de Registro Cachoeiro do Itapemirim - ES; Tabelião Titular por 6 anos no 1º Cartório de Notas de Caldas, Estado de MG; Atuante na Vara de Registros Públicos da Capital RJ pela EMERJ (1 ano), minutando sentenças nos processos de Dúvida Registral; Atualmente, Titular do Cartório do 10º Ofício de Justiça de Nova Iguaçu - RJ; Jurista, Capelão, Palestrante e Escritor, tendo como obras o Livro “Atividade Cartorária Extrajudicial Como Instrumento de Colaboração À Justiça Célere E Eficiente”, publicada em janeiro de 2022; e o Livro "Astigmatismo Institucional: Invisibilidade social nas áreas de parcelamento irregular do solo urbano e rural no Sul de Minas Gerais: Regularização Fundiária", publicada em 2024.
4. O cartório conta com quantos funcionários?
Atualmente a serventia, além do tabelião, conta 12 funcionários, em sua maioria bacharéis em direito, com vasta experiencia na atividade notarial e registral.
5. Deseja compartilhar alguma ação positiva/social realizada recentemente?
A serventia, por seu titular e seus prepostos, tem sido atuante perante a Municipalidade Local, na busca de soluções jurídicas para resolver os problemas da moradia irregular na cidade, através de instrumentos como a REURB, lei de zoneamento, dentre outros...
6. Quais as principais inovações implementadas no Cartório nos últimos anos? Quantos serviços realizados pela serventia já são oferecidos online? Quais as adaptações feitas para que os serviços continuassem sendo prestados, mesmo com a pandemia?
Além de estar presente nas redes sociais, como Instagran e Facebook, o Cartório do 10° Oficio de Justiça de Nova Iguaçu - RJ conta com site personalizado próprio na Web, em que presta informações das mais variadas à população, desde dados da serventia, check-list de escrituras, até artigos que envolvem a atividade notarial e registral, através do endereço eletrônico: www.cartorio10oficioni.com.br
O 10° Oficio de Justiça de Nova Iguaçu é um dos pioneiros na prestação de serviços on-line no Rio, Grande Rio e na Baixada Fluminense, através do sistema “e-notariado”. Com o início da pandemia e a temporã autorização do Conselho Nacional de Justiça (Provimento n° 100/2020) para lavraturas eletrônicas, o Cartório do 10° Oficio de Notas foi um dos primeiros cartórios a lavrar escrituras eletrônicas na região, já contando com centenas de atos eletrônicos praticados na plataforma, sendo referência na região para esse tipo de serviço.
Nossos funcionários participam regularmente de cursos presenciais e on-line, visando aperfeiçoar como vez mais a prestação dos serviços, estando aptos a prestar todos os serviços eletrônicos disponíveis na plataforma “e-notariado”, tais como: escrituras de compra e venda, inventários, testamentos, procurações, autenticações, reconhecimento de firma, autorização eletrônica de viagem, dentre outros.
